camada-de-ozonio-logo.png









Compartilhar
Efeito Estufa e Aquecimento Global

Além da destruição da camada de ozônio, os gases poluentes tem ocasionado muitos outros fenômenos. Conheça um pouco de cada um nos próximos tópicos. 

 

Efeito Estufa

 

Casa IlustraçãoO efeito estufa é um fenômeno natural e essencial para a vida no planeta, pois o mantém aquecido.

Processo do Efeito Estufa


Uma parte da
radiação solar é refletida pela superfície terrestre e logo em seguida é absorvida por alguns gases presentes na atmosfera. Por conta disso, todo o calor fica retido aqui, sem poder ser liberado para o espaço.

Mesmo sendo um processo vital, o efeito estufa também pode ser um precursor do aquecimento global, devido à quantidade excessiva de gases estufa na atmosfera terrestre, a camada mais sensível do planeta.

O problema ocorre da seguinte forma: a Terra recebe radiação infravermelha emitida pelo Sol e devolve parte dela para o espaço através de radiação de calor. Porém, os gases estufa retêm uma parte dessa radiação que seria refletida para o espaço. Portanto, a parte retida causa o aumento da temperatura do planeta.

Gases Estufa

A liberação de dióxido de carbono (CO2) ocorre principalmente, pela queima de combustíveis fósseis, através dos setores industriais e de transporte, e pelos desmatamentos e queimadas. Já o Metano é proveniente da decomposição de resíduos orgânicos, vazamento de gás natural, aterros sanitários, no processo de digestão dos animais, entre outros. O Óxido Nitroso é liberado através da combustão e do tratamento de esgoto, de processos industriais e com a fertilização na agricultura.


Aquecimento Global


Aquecimento Global do Planeta TerraO aquecimento global é um fenômeno climático que ocorre devido ao aumento de temperatura da superfície global e dos oceanos; é a retenção de calor acima do nível considerado “normal”, sem que ele se dissipe adequadamente. Há quem acredite que o aquecimento ocorre por causas naturais, mas grande parte da comunidade científica acredita que o aumento da temperatura na atmosfera é provocado pelos homens, que emitem em excesso os gases estufas.

 

De acordo com o IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change), os maiores aumentos de temperatura foram de 1910 a 1945, e de 1976 a 2000. Os modelos climáticos estipulam que as temperaturas globais podem aumentar no intervalo entre 1,1 e 6,4ºC até 2100.

Evidências do Aquecimento Global

As principais evidências do aquecimento global são o aumento das temperaturas do ar e dos oceanos, o derretimento dos glaciares, e algumas catástrofes que se tornam cada vez mais comuns: os tufões, ciclones e furacões, que são potencializados devido ao aumento da temperatura.

Consequências do Aquecimento Global

Além das evidências já vistas, o aquecimento também pode ter outras consequências a curto, médio e longo prazo:

  • Grande desequilíbrio dos ecossistemas;
  • Derretimento das placas de gelo da Antárticas;
  • Inundações;
  • Tempestades;
  • Surgimento de desertos;
  • Extinção de várias espécies de animais e vegetais;
  • Aumento das ondas de calor;
  • Falta de água potável;
  • Problemas na agricultura.

Medidas contra o Aquecimento Global

Todos esses fenômenos que ocorrem no planeta demoram anos e décadas para responderem às medidas preventivas. Portanto, por mais que nós não possamos ver o resultado, devemos lutar pela qualidade de vida no Planeta Terra, longe de todas as catástrofes e tragédias que poderão acontecer no futuro. Sendo assim, é importante que a sociedade, os governos e as empresas comecem a agir pelo bem comum.

Veja as principais medidas:

  • Redução da emissão de gases poluentes pelas indústrias;
  • Redução da queima de combustíveis fósseis através do transporte;
  • Redução do desmatamento;
  • Desenvolvimento de novas tecnologias energéticas;
  • Desenvolvimento de motores elétricos; 
  • Desenvolvimento de matrizes energéticas de origem vegetal; 
  • Aprimoramento de motores à combustão;
  • Coleta seletiva e reciclagem de lixo;
  • Uso de técnicas avançadas e modernas na agricultura;
  • Recuperação do gás metano nos aterros sanitários;

Protocolo de Kyoto

Para fazer com que os países assumissem o compromisso de reduzir a emissão dos gases estufa, algumas medidas já foram tomadas, mesmo que de forma lenta, com a criação do Protocolo de Kyoto. O Protocolo de Kyoto é um tratado internacional que conta com a participação de muitos países, e que além da redução dos gases que agravam o efeito estufa e o aquecimento global, estabelece metas e cria formas de desenvolvimento que tragam menos impactos ao meio ambiente.  

Apesar da abertura para o recolhimento das assinaturas dos representantes ter sido em 1991 e a ratificação em 1999, somente em 2005 entrou em vigor. O protocolo expirou em 2012 e foram feitas novas reuniões e conferências, como a COP 17 (Conferência do Clima das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Durban, África do Sul, em 2011) para definir o futuro do protocolo de kyoto. Este seria mais um passo para novas negociações na Conferência da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

 

Protocolo de Montreal <<-- Efeito Estufa e Aquecimento Global -->> Chuva Ácida