| Chuva Ácida |
|
Vegetação e Solo
Ao receberem as chuvas ácidas, os solos sofrem uma alteração em sua composição e ficam “fracos”, dificultando o enraizamento de plantas, assim como a absorção de nutrientes. Ecossistemas Aquáticos
Aparentemente os lagos e rios não apresentam nenhuma diferença quando acidificados, mas a diferença está abaixo da superfície. Quanto mais ácida se torna a água, mais comum é o desaparecimento das espécies aquáticas. Além disso, após um determinado pH, a decomposição de matérias orgânicas simplesmente para de acontecer. Portanto todos os detritos se acumulam e se instalam nas águas. Saúde Humana
Materiais e Monumentos A chuva ácida possui o poder de acelerar o processo de corrosão de diversas coisas, como casas, edifícios, monumentos, além de desgastar mais rapidamente as pinturas e latarias de carros, pontes, fios elétricos etc. Ou seja, além de afetar a natureza e a nossa saúde, ainda nos traz mais prejuízos!
Solução da Chuva Ácida
A redução e o fim do uso de combustíveis fósseis e de todas as substâncias que emitem gases tóxicos e prejudiciais ao meio ambiente é a única forma de diminuir o pH das chuvas.
Efeito Estufa e Aquecimento Global <<-- Chuva Ácida -->> Ilha de Calor |

Há uma grande confusão quando se fala em chuva ácida, pois na verdade toda chuva é ácida, o que muda é apenas o nível de acidez de cada uma. As famosas “chuvas ácidas” apresentam pH entre 5,6 e 5,7, valores abaixo da chuva “normal”, que tem pH7.
Até a nossa saúde pode ser afetada com a chuva ácida, pois ao ingerir a água contaminada com metais pesados, somos contaminados tanto através de sua forma líquida, como pelo consumo de peixes ou qualquer outro alimento proveniente do meio aquático. Essa contaminação pode gerar graves problemas pulmonares, renais, hipertensão, entre outros.